domingo, 5 de dezembro de 2010

Tour pela inclusão


Neste sábado, dia 4/12, aconteceu uma experiência muito válida em SP. Um grupo de pessoas com e sem deficiência percorreu um trecho da cidade de cadeira de rodas e olhos vendados, a fim de conhecer os desafios pelos quais passam os cadeirantes e os cegos no dia a dia.

O trajeto incluiu viagem de metrô, ônibus e táxi do Parque da Luz até a Av. Paulista.

Compartilho com vcs, pois a reportagem que saiu na TV está muito boa. É claro que há grandes dificuldades que não foram mostradas, como, por exemplo, encontrar um banheiro em que a cadeira de rodas passe pela porta. 

Não é todo mundo que para pra pensar em como se vira uma pessoa quando tem vontade de ir ao banheiro e a cadeira não entra... Isso aconteceu comigo ontem, em um evento no salão da sede campestre do Cruzeiro Esporte Clube, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Nenhum banheiro adaptado, nem mesmo um em que pelo menos a porta fosse um pouco mais larga e desse passagem a uma cadeira de rodas!

A gente torce para que as coisas continuem mudando e um dia não precisemos mais passar por essa situação. Espero que esse dia chegue logo, contando com os protestos das pessoas com deficiência e a solidariedade das demais. Solidariedade inteligente, porque, afinal, qualquer um pode enfrentar uma deficiência a qualquer momento, permanente ou temporária, vindo a necessitar de coisas muito simples como um banheiro com a porta mais larga...





2 comentários:

  1. Oi, muito boa a reportagem.
    Também torço para que as coisas mudem. E rápido. Não é mesmo fácil. Tenho uma tia que passa por dificuldade até para descer das calçadas aqui nas ruas de BH.... Um absurdo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazendo a nossa parte, não é mesmo, Nat? Denunciando, conscientizando, protestando e por aí vai... Grande beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...