domingo, 11 de julho de 2010

O importante é viver tudo

Dúvidas pipocam em minha mente e angústias em meu coração. Queria ser capaz de compreender os acontecimentos. Ignorar as causas dos fatos ou as explicações para eles me inquieta, especialmente quando estou no centro das ocorrências.

Seria essa também uma forma de tentar exercer controle? Como não? Afinal, não saber significa se entregar, pelo menos por algum tempo, à sabedoria ( ? ) da vida. A interrogação se justifica: nem sempre acreditamos de verdade que a vida sabe o que faz... Gostaríamos de ser contratados como assessores de Deus. Gostaríamos de entender tudo a fim de poder interferir em tudo. Porém, a vida continuará tecendo sua rede, mesmo sem a nossa participação direta e consciente.

E, se não saber significa se entregar, entregar-se significa ter de se render ao fato de que o futuro é delineado por escolhas que fazemos de modo frequentemente inconsciente... Ninguém nasce pronto.

Foi nesse clima que encontrei novamente os versos que havia lido muitos anos atrás. Eles sempre tiveram o poder de apaziguar meu coração diante das inevitáveis interrogações. Corri ao livro e copiei os versos de Rainer Maria Rilke para registrá-los aqui. Podem ajudar muita gente!

Grande abraço,

Laura

"Seja paciente com as coisas não resolvidas em seu coração...
Tente amar suas próprias indagações...

Não procure agora respostas que não podem ser alcançadas, pois você não seria capaz de vivê-las.
E o importante é viver tudo.

Viva agora as indagações.
Talvez você possa, então, pouco a pouco, sem mesmo perceber,
Conviver, num dia distante, com as respostas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...